domingo, 19 de março de 2017

Diário de Classe - Aula 6 (06/03/17)

A aula dessa semana foi um pouco diferente, principalmente por não ter sido ministrada na sala de aula habitual, e sim no mini-auditório do FALE. E foi também uma aula mais dinâmica, tivemos a parte teórica e depois a exibição de um documentário. Os conteúdos teóricos abordados foram relacionados aos Elementos de Textualidade que são: Aceitabilidade, Informatividade, Situcionalidade, Coesão e Coerência, e Relação de Intertextualidade e Interdiscursividade; esta última já tendo tratada na relação texto-imagem.
Quanto ao documentário abordado "Janela da Alma", trata sobre a o que é a visão em nossa sociedade, faz isso por meio de entrevista com personalidades famosas do Brasil e do Mundo que possuem esse problema; foi uma boa experiência para a aula, pois é um bom exemplo da relação texto-imagem, e pudemos observar isso na prática. Apesar do documentário ter sido um pouco cansativo, especialmente pelas partes em francês que naquela TV pequena mal dava pra enxergar. O que pude tirar, por minha própria interpretação, desse documentário é que enxergamos as coisas da nossa maneira e através de nossa própria experiência, está ligado à personalidade e aos sentimentos de cada indivíduo, por isso a visão é algo extremamente subjetivo.
A Professora Andrea ainda nos fez refletir sobre alguns aspectos mais técnicos para que pudéssemos fazer uma melhor relação texto-imagem, como por exemplo o foco, que sempre que uma cena urbana era mostrada tínhamos uma fotografia mais desfocada, algo que não tinha relacionado. No restante da aula, ela também nos apresentou a proposta da próxima narrativa, que vai consistir de uma entrevista com alguém da terceira idade sobre a experiência dele(a) com leitura e escrita, a experiência dele na escola e etc. Além disso, tivemos a tradicional roda de leitura, os livros que mais me chamaram a atenção foram "O Auto da Compadecida" apresentado pelo Tiago e "O Colecionador de Lágrimas" que foi apresentado pela Milena.

Um comentário:

  1. Olá Gabriel, que bom seus comentários. Interessante a gente notar o diálogo entre os aspectos técnicos, no caso as imagens fora de foco, com os aspectos ideológicos, tudo que estava fora de foco apontava para os valores da sociedade contemporânea capitalista e neoliberal supervaloriza: grandes centros urbanos. As cenas com foco bem nídido e aberto apontam para o oposto disso: paisagens naturais do campo, das montanhas, da água, etc. Então é a relação dos aspectos técnicos com os aspectos subjetivos que vão materializando os pontos de vista, os interpretações, os posicionamentos, os interdiscursos. Legal, não é? Os aspectos puramente linguísticos também são técnicos. Eles, considerados juntamente com as questões contextuais (aspectos históricos, culturais, elementos das características dos participantes da comunicação, elementos da situação de comunicação, etc), e com os elementos avaliativos, valorativos, vão dando pistas dos interdiscursos presentes nas comunicações.

    ResponderExcluir