domingo, 30 de abril de 2017

Diário de Classe - Aula 11 (10/04/17)

           Primeiramente devo admitir que acabei faltando a essa aula, tinha uma consulta no dentista e acabei não podendo comparecer. Acabei assistindo o filme depois em casa e já que a aula tratou principalmente dele me sinto mais a vontade de poder comentar algo. O filme é autobiográfico e conta a história de vida do agente terceirizado da CIA, que após anos de serviço percebeu que as ideias que tinha sobre a organização estavam totalmente deturpadas, e que estava ajudando a causar o mal ao resto do mundo, por isso decide fugir do território norte-americano e se refugiar na China e depois na Rússia, onde libera diversos documentos sobre a espionagem da agência norte-americana.
           Adorei o filme, acho que principalmente por ter ido com baixas expectativas e por não saber grandes detalhes da estória. O título do filme no Brasil "Snowden: Herói ou Traidor" apesar de bem brega e como sempre exagerado, acaba por inesperadamente fazer uma reflexão interessante, afinal o que ele fez foi ou não correto? Na minha opinião foi corretíssimo, pois ele seguiu seus princípios e fez o que julgou ser o certo, claro que houve consequências, entre elas sua relação amorosa. Falando nisso, muitos podem ter a mesma impressão que a namorada/esposa do Snowden, Lindsay Mills, quanto à violação da privacidade, em dado momento ela soltou uma frase que me fez refletir bastante, não me lembro de todas as palavras, mas foi algo como "Porque deveria me importar com isso? Eu não fiz nada de errado, não tenho nada a esconder", e parando para pensar esse seria meu primeiro questionamento em relação à paranoia que se pode ter ao final do filme, mas aí eu chego a decisão que não é disso que se trata, e sim que é contra todas as leis mundiais sobre privacidade ter sua intimidade violada dessa maneira, saber que a qualquer momento você pode está sendo observado não é apenas assustador mas também revoltante.

          Enfim, eu acabei gostando muito da experiência foi um filme muito bom e bastante reflexivo, e perfeito para finalizar meus trabalhos com os diários, que acabou por surpreendentemente ser uma boa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário