segunda-feira, 1 de maio de 2017

Resenha Garota Exemplar - Gillian Flynn

Autor (a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2012

        Dentre as minhas oito leituras realizadas até aqui neste ano, eu acabei escolhendo o mais recente e um dos que mais gostei até agora: Garota Exemplar, da autora norte-americana Gillian Flynn. O livro é um suspense policial que conta a história de Nick e Amy, um casal que vive numa cidadezinha no interior do estado do Missouri nos Estados Unidos, e que acabam de completar cinco anos de casamento quando Amy simplesmente desaparece e a casa onde supostamente deveria estar se encontra um caos, mostrando sinais de luta.
        O livro é narrado por dois pontos de vista, um de Nick, no presente, acompanhando as investigações e, outro, do diário de Amy, que conta acontecimentos de antes de conhecê-lo até a semana anterior ao seu desaparecimento. A questão chave do romance, é que Nick torna-se suspeito depois do aparecimento do diário, e fica claro que com duas versões diferentes dos acontecimentos que a verdade não é bem o forte do casal. Falar qualquer coisa a mais que isso seria um spoiler, pois esse é um daqueles livros que quanto menos se sabe mais se aproveita a história.
“É uma era muito difícil para ser uma pessoa, só uma pessoa real, atual, em vez de ser uma coleção de traços de personalidade, de personagens automáticos.” Amy Eliiot Dunne
       Esse livro é simplesmente fantástico, justamente por moldar tão bem as personagens e suas motivações, e por literalmente fazer você duvidar de tudo, a cada capítulo você parece ter uma ideia diferente dos acontecimentos, e acaba não sabendo em quem acreditar. A relação entre os protagonistas é muito bem construída. Não dá pra se encontrar um romance leve e mais padrão como em “Simplesmente Acontece” e nem se concentra tanto nas relações íntimas do casal como em “Cinquenta Tons de Cinza”, aqui se constrói uma relação mais visceral e realista, mostrando o quão tóxico um relacionamento pode se tornar. Por ter quase 450 páginas, o livro acaba intimidando alguns leitores, principalmente num gênero de suspense em que se fica intrigado para saber o final, mas acho que cada página desse romance foi aproveitada bem, se não para acelerar a trama, para construir a personalidade das personagens e a ambientação da estória.
     A autora constrói críticas dentro do romance, muitas relacionadas diretamente ao casamento na atualidade, sobre os jogos de poder que podem haver numa relação e sobre o limite do ser humano a isso com todas as consequências por vir. Esse livro, por um lado, não possui heróis ou vilões, ele, por outro lado, mostra personagens extremamente reais e bem construídas que parecem ser pessoas que você poderia conhecer. Uma outra crítica evidente é à mídia sempre sedenta por um novo escândalo, um novo caso para ser exaustivamente explorado, pessoas sempre prontas para julgar quem é a vítima e quem é o culpado, e acabam esquecendo que seres humanos são muito mais que isso.
“O amor faz você querer ser um homem melhor, mas talvez o amor, o verdadeiro amor, também te dá à permissão para ser simplesmente o homem que você é.” Nick Dunne

       Por fim, fica a recomendação de um livro de suspense instigante, e que, embora possa parecer lento no início, acaba por envolver o leitor numa trama muito bem construída, e num mistério que vai com certeza surpreender a muitos com o final.


Saiba mais:
  • http://www.livrosefuxicos.com/2014/10/resenha-garota-exemplar-gillian-flynn.html#.WQ0zbFXyvIU
  • https://www.skoob.com.br/garota-exemplar-301237ed337520.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário